Notícias

  • Condomínios fechados vivem onda de furtos
    ATENÇÃO
    3 de novembro de 2015
  • Condomínios fechados vivem onda de furtos SEGURANÇA – UM COMPROMISSO DE TODOS

    A Polícia Civil de Goiás vem investigando uma onda de furtos a residências de condomínios fechados em Goiânia que vem sendo registrada nas últimas semanas. Em um deles, às margens da GO-020, quatro casas foram invadidas durante o fim de semana, quando os proprietários estavam viajando. O grupo levou dinheiro e jóias.

    O curioso neste caso é que os condomínios contam com CFTV, Porteiros e Vigilância Armada na recepção e realizam rondas preventivas constantes. Em síntese, é um exemplo que, NEM TODAS AS VEZES, O EFETIVO HUMANO DE SEGURANÇA E INVESTIMENTO EM TECNOLOGIAS SÃO SUFICIENTES PARA EVITAREM AS “DORES DE CABEÇA”.

    Contudo, a empresa META reforça a necessidade da SEGURANÇA PARTICIPATIVA, ou seja, predominar um ambiente “não tolerável a erros” e cada freqüentador contribuir com a segurança de forma efetiva. Vejamos:

    - Ao se aproximar do portão de pedestre e perceber que o porteiro esteja identificando uma pessoa, crie o hábito de aguardar em uma distância segura, para somente depois direcionar-se ao acesso. É muito comum o porteiro liberar a entrada do morador e o visitante/prestador de serviços aproveitar o “vácuo” e entrar sem a devida identificação.

    - Tenha a prática de “lembrar” os profissionais de portaria quem são as pessoas que tem acesso ao seu apartamento (Ex.: “Sr. Porteiro, lembre-se que ninguém sobe em meu apartamento sem a minha autorização”) e na ocorrência do profissional deixar alguém subir ao seu apartamento sem sua autorização, faça a repreensão verbal imediatamente. Um ambiente não tolerável a erros tem que ser estabelecido

    - Evite deixar chaves, objetos e valores em geral na portaria, bem como, não deixar as portas dos apartamentos destrancadas.

    - Deixar veículos no interior do condomínio devidamente travados e com alarme acionado.

    - Deixar as bicicletas em locais recomendados pelas normas internas e devidamente trancadas com cadeado.

    - Todas as vezes que entrar ou sair pelo portão da garagem (veículos), antes de prosseguir espere o portão ficar totalmente fechado. Esta ação pode evitar que pessoas estranhas adentrem ao condomínio no momento que o portão estiver fechando. Lembramos que isto é possível sem que o porteiro perceba.

    - Quando estiver chegando ao condomínio (cuidado especial com as ruas laterais) e perceber pessoas paradas (suspeitas) nas imediações, avisar na portaria ou  entre em contato com a polícia e solicite um averiguação.